sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Saiba sobre (parte 1)

Estou terminando o mestrado em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, na UNESP de Bauru, o nome da minha Dissertação é "Presença de Stress e Ansiedade no terceiro trimestre de gestação e no puerpério". Entrevistei 98 primigestas, sendo que 90 dessas são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), aqui da cidade de Bauru.
Vou apresentar neste "Saiba sobre parte 1" o número que temos de primigestas na cidade apresentando stress no final da gestação e gostaria que comentassem sobre o assunto.
Primeiramente, pasmem vocês, mas é a pura verdade, 85% das primigestas estão apresentando stress no final da gestação, é claro que um pouco de stress é até esperado nesta fase, claro, estão ansiosas para o nascimento ou temerosas com o parto, com a novidade, pois vão ter que assumir um novo papel de muita responsabilidade - a maternidade-.
O problema é quando a mulher apresenta elevados níveis de stress, quando todo dia, por várias vezes ela é exposta ao hormônio cortisol, este hormônio quando fica muito tempo na corrente sanguínea da mulher em excesso, pode trazer uma série de complicações na gestação, parto e pós-parto, não só para ela (gestante), mas para o bebê também, consequências estas que podem durar até a idade adulta do bebê.
Alguns problemas que podem ocorrer na gestação eparto, por causa do elevado nível de stress:
Pressão alta (pré-eclampsia e eclampsia);
Alta Ansiedade;
Nascimento prematuro e/ou baixo peso;
Alta atividade motora do feto/bebê;
Alta frequência de batimento cardíaco do feto/bebê;
Asfixia fetal;
Mecôniono no líquido amniótico(cocô do feto/bebê) entre outros.
Consequências para mãe no puerpério:
Manifestação de Alta Ansiedade no puerpério;
Manifestação de stress no puerpério;
Manifestação de sintomas de Depressão-pós-parto;
Consequências para o bebê que podem durar por toda vida:
Problemas de comportamento (bebê chorão, inquieto, e adolescente ou adulto agressivo);
Manifestação de distúrbios do humor (maior probabilidade de ser um sujeito que apresenta depressão, transtorno bipolar entre outros);
Atrasos cognitivos;
Maior facilidade para desenvolver doenças respiratórias (asma), entre outros.
É claro que não é apenas manifestar stress que estas consequências vão acontecer, o stress é bom e esperado no organismo de qualquer sujeito, principalmente no da grávidas, que deve apresentar um pouco de stress sim, ora, ela não está indo na padaria comprar pão, ela está pra ganhar um bebê e que para cada mulher esta chegada tem um significado diferente. O problema está quando a mulher é exposta frequentemente a ALTOS NÍVEIS DE STRESS POR MUITO TEMPO, desta forma é importante que os profissionais da saúde fiquem atentos ao estado emocional da grávida, se perceber que a mulher está mais ansiosa do que o normal, ela pode estar também apresentando altos níveis de stress e é importante que esta seja encaminhada há um profissional especializado em saúde mental.
Por
Rafaela de Almeida Schiavo
Psicóloga Clínica e Perinatal
CRP-SP 06/93353

Celular: (14) 8145-7169
Clínica: Rua Azarias Leite 12-57
Altos da cidade – Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário