sábado, 5 de fevereiro de 2011

SUS pode oferecer atendimento psicológico à gestante

Vamos torcer para que isso ocorra de verdade.

http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/?lnk=1210-SUS-PODE-SER-OBRIGADO-A-OFERECER-ATENDIMENTO-PSICOLOGICO-PARA-GESTANTES-0146&selecao=MAT&materia=98458&programa=41

Visto que existe uma alta porcentagem de mulheres que manifestam na gestação alta ansiedade e stress e o mesmo no período puerperal, o que conseqüentemente leva os altos índices de mulheres que manifestam DPP, faz se importante que políticas de prevenção sejam realizadas em nosso país.
Sabe-se hoje que a maternidade é um período potencial para o desenvolvimento de crise, mas parece que a maioria dos profissionais da saúde, tem negligenciado este fato, a fase onde mais há ocorrências de internações e desencadeamento de problemas psiquiátricos em mulheres, é durante a gravidez e pós-parto.
O ideário de que a maternidade é uma fase “linda e maravilhosa” na vida das mulheres, pode ser um dos fatores que contribuem para esta negligencia por parte dos profissionais da saúde.
Este ideário construído coloca em risco a saúde da gestante, e a do bebê, pois, os próprios profissionais da saúde, não estão preparados para ouvir que ela não está feliz com a gravidez naquele momento, ou qualquer outro evento desagradável que possa ter ocorrido. Muitas são mal compreendidas pela equipe que a atende, principalmente quando esta mulher é atendida pelo Sistema Único de Saúde, onde os profissionais recebem uma alta demanda de pacientes e não dispõem de tempo hábil para um atendimento clínico mais atencioso e humanitário.
Não queremos com isso, patologizar a gravidez, alias há muito que se tem dito que gravidez não é doença, apesar que dentro da nossa cultura, a gravidez se apresenta mais com uma cara de patologia do que saúde, em especial o parto, os nascimentos ocorrem geralmente em hospitais e o parto é cheio de intervenções médicas.
É de máxima importância e urgência que o atendimento à gestante ganhe nova atenção. Já é sabido que o ciclo gravídico puerperal é marcado por alterações emocionais características desse período, no entanto, há possibilidade de desencadear transtornos psíquicos significativos comprometendo a saúde mental da mulher.
A fase de gestação, é um período potencial para o desenvolvimento de crise, existe um número alto de pesquisas que apontam uma porcentagem considerável de mulheres que apresentam transtornos psiquiátricos nesta fase do desenvolvimento.
Havendo tantas pesquisas, nacionais e internacionais apontando números alarmantes de mulheres com sua saúde mental comprometida, durante o período gestacional, não é mais aceitável que os profissionais da saúde continuem a negligenciar a importância de se fazer um acompanhamento psicológico da grávida como forma de prevenção e promoção de saúde mental.
Organizar programas de atenção à gestante poderia minimizar o stress da grávida. Os programas de atenção à gestante têm entre seus objetivos o informar a gestante, familiares ou casais grávidos, quanto aos aspectos biopsicossociais da gestação, parto e puerpério, além de proporcionar um espaço para que os integrantes possam partilhar sua experiência gestacional, suas angústias, dúvidas, necessidades etc.
Tais programas são comumente chamados de Cursos para Gestante, de Psicoprofilaxia, de Pré-natal Psicológico, de Preparação para o Parto, entre outros nomes. Em geral os encontros são ministrados por profissionais da saúde.
As políticas públicas não devem atender apenas as gestantes, deve haver também políticas públicas que atendam as necessidades de puéperas, visto que existe também uma elevada porcentagem de mulheres neste período que manifestam, ansiedade, stress e depressão. É importante que considerem visitas periódicas à puérpera de profissionais capacitados que estejam disponíveis para ouvir e atender as demandas das mães.
Medidas de prevenção como o oferecimento de programas de atenção e apoio psicossocial poderiam, minimizar os problemas decorrentes de stress durante a gravidez e puerpério, contribuindo para uma vivência mais saudável da gestação e pós-parto, prevenindo perturbações obstétricas e patológicas, para a mãe e para o bebê.

3 comentários:

  1. Olá Rafaela!
    Gostei muito do seu blog, tb tenho um, e é muito bom receber comentários não é?
    Temos um trabalho muito parecido e sinto que é muito importante a divulgação dessa proposta que visa a psicoprofilaxia das relações familiares e tb acerca da infância.
    Parabéns!
    abraço fraterno
    rosângele prado

    www.rosangeleprado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafaela, adorei o seu blog e gostei ainda mais dessa reportagem.
    Torco muito para que o SUS inclua esse tipo de atendimento direcionado a gestante.
    Abraços, Amanda

    ResponderExcluir
  3. Olá também gosto muito dest área e realmente temos que divulgar aeducação perinatal e a psicoprofilaxia da gravidez t4ao desconhecida e ignorada por muita gente em nosso país, sem falar da humanização do parto. parabéns pelo blog!
    Mirian

    psicomirianmarques.blogspot.com

    ResponderExcluir