quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lei em MS proíbe cobrança de taxa para acompanhante em sala de parto

Em MS, lei proíbe cobrança de taxa para acompanhante em sala de parto

Lei garante direito às gestantes de ter acompanhante no parto e pós-parto.
Maternidades privadas permitiam presença mas cobravam procedimentos.

Da TV Morena
A presença de acompanhante para a gestante na hora do parto é um direito garantido em lei federal, mas que nem sempre é cumprido. Tanto em maternidades públicas como privadas, a mulher pode escolher quem vai acompanhá-la. Agora, uma lei estadual reforça esse direito e determina o acompanhamento em maternidades particulares sem custo para os pais.
Quem vê a alegria da dona de casa Diana dos Santos, mãe de primeira viagem, não imagina a tristeza que ela viveu horas antes do parto da pequena Eduarda. Ela teve o bebê na rede pública de saúde e não contou com acompanhamento. "Já tinha ficado 13 horas sozinha, com muita dor e dificuldade de ir ao banheiro. Foi terrível, é frustrante", conta
Estudos revelam que é normal a mulher sentir medo e insegurança durante o trabalho de parto. Mas a insegurança pode aumentar ainda mais as dores das contrações e fazer desse momento uma situação traumática. A presença de um acompanhante na hora do nascimento do bebê pode diminuir essas dificuldades.
A psicóloga Alessandra Rios afirma que o apoio à mulher é fundamental, e só a liberdade de escolha de quem vai estar ao lado naquele momento já é um alívio para tanta ansiedade. "Se for o pai acompanhante, é mais significativo e melhora o vínculo", diz.
O comerciante Jeferson Rogério teve essa experiência. No primeiro parto da esposa, ele não pode acompanhar. Mas no parto de Leonardo, o pai tirou fotos, filmou tudo e vai guardar na memória esse momento único. "É maravilhoso, indico a todos os pais que faça isso porque é muito importante, tanto para o bebê como para os pais", comenta. A esposa, a comerciante Tatiana Donatti, foi quem mais vibrou com a companhia do marido durante a segunda ida à maternidade. "Ele me deu uma segurança maior, foi emocionante", relata.
A mamãe Gleiciane Schmitt descansa ao lado de João Pedro. O parto foi tranquilo, e ao lado esteve uma amiga. A acompanhante foi indicação da irmã. "Você quer ter alguém alguém ali para estar conversando e te acalmando, e ela conseguiu fazer esse papel", afirma

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário